Ideias moldam o mundo

O Desenvolvimento do Brasil para a Copa de 2014

O Desenvolvimento do Brasil para a Copa de 2014

ago 23, 2009

Por muitos anos o Brasil foi chamado de o País do Futuro.  Este misto de mantra com profecia se enraizou de um jeito na mente do brasileiro que hoje ele o interpreta mais como uma crença do que como uma certeza de que este futuro um dia chegará. Na verdade, muitas barreiras precisam ser ultrapassadas para podermos de fato servir de exemplo ao mundo. Porém, há uma real chance de isso acontecer em curto prazo.

Citarei alguns fatos que me levam a crer nisso:copa-2014-260x300

  • Apesar de toda a corrupção enraizada no poder, somos a democracia mais transparente do grupo de economias emergentes que ficou conhecida como BRIC (Brasil, Rússia, China e índia).
  • Com a estabilização do real, o planejamento e o investimento se tornaram possíveis e o consumo interno ascendeu vertiginosamente alcançando hoje grandes parcelas dos públicos C, D e E, que outrora eram ignorados.
  • A conscientização verde que hoje eclode pelo mundo já faz parte dos nossos hábitos há alguns anos.

O fato é que apesar de estarmos crescendo em alguns aspectos e de começarmos a ter mais destaque internacional, falta-nos ainda um grande ponto.  A EDUCAÇÃO. Somente com um ensino forte, teremos um País forte. Por mais que haja exceções, ainda somos identificados pelo carnaval e pelo futebol; pelo jeito fácil e pela informalidade.

Em cinco anos estaremos hospedando um dos maiores eventos esportivos do mundo e com certeza o problema da educação não terá sido resolvido até lá. Entretanto, como uma ironia do nosso maior pecado, não será a razão que nos mudará da posição de melhor país do 3º mundo para uma das últimas posições da categoria de 1º mundo. Será a nossa paixão. Esse sentimento, por muitas vezes irracional que nos leva a cometer atos impensados, fará o Brasil se desenvolver como nunca visto na próxima meia década.

A Copa do Mundo de 2014 é a oportunidade perfeita para toda a nação abraçar um ideal. Não deixaremos de ser o país do futebol e do carnaval e incrivelmente isso não será o problema maior do nosso desenvolvimento. Pelo contrário, abraçando o que nos torna o que somos, iremos desenvolver e, à brasileira, traçar a nossa ascensão.  Ao apresentar ao mundo um país moderno, teremos chegado a um ponto sem volta. A atual baixa-estima terá dado lugar a um sentimento confortador de capacidade que ocorre quando há união por um ideal. Daí para frente, a educação que tanto foi ignorada será então valorizada como a ferramenta que nos levará adiante.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 8.2/10 (32 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +5 (from 9 votes)
O Desenvolvimento do Brasil para a Copa de 2014, 8.2 out of 10 based on 32 ratings

2 comentários

Deixe uma resposta